terça-feira, 29 de setembro de 2009

relatório 6


RELATÓRIO
DO
GESTAR II

AUTORA: MARIA CRISTINA CORDEIRO SANTOS



Vilhena-2009



Relatório sobre o ato da leitura com os alunos do 6º ano
Durante o ano de 2008, lecionei na Escola Ivete Brustolin, lá existe uma biblioteca com várias obras literárias. Todas as sextas-feiras eu proporcionava aos meus alunos o momento da leitura. Eu levava os livro para sala de aula. Os alunos liam algumas obras e depois nós debatíamos sobre os livros lidos, era uma aula maravilhosa. Todos ficavam encantados com o ato de ler.
Este ano trabalho na Escola Angelo Mariano Donadon. Como é uma nova, não temos muitos livros para fazer o momento da leitura, mas, encaminho os alunos até a pequena biblioteca e os mesmos levam os livros para casa e lêem. Outro recurso que utilizamos na escola foi levar os mesmos para visitar a biblioteca pública “Monteiro Lobato”, mas é raro acontecer, pois necessitamos de ônibus que a prefeitura fornece.
Outro dia fizemos na escola um projeto intitulado “o dia da leitura”. Foi usado o auditório para expor várias obras, essas obras foram alguns profissionais da escola que emprestaram. Foi determinado uma aula para cada turma participar e os alunos lerem os livros. Todos os alunos acharam maravilhoso. Foi durante a visita na biblioteca e na prática do projeto que descobrimos que os alunos que se comportam de forma indisciplinar são os que melhores se comportaram nas horas das leituras.
Devido a falta de livros e recursos para leitura com os alunos, estou buscando outras alternativas para eles saborearem o prazer de ler. Durante estas duas semanas, todos os dias eu determinava de dez a quinze minutos para eu ler vários contos folclóricos, os quais, os alunos reescreviam e ilustravam os textos. Eu vou digitar os textos e encadernar para doar a biblioteca da escola. Pretendo continuar com esse pequeno projeto. Irei dar sequência com as fábulas, depois os contos de fadas, contos e outros gêneros.


Como mostram as fotos a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário