terça-feira, 29 de setembro de 2009

relatório 2

RELATÓRIO
DO
GESTAR II



AUTORA: MARIA CRISTINA CORDEIRO SANTOS


















VILHENA - 2009
Nos dias 27 e 29 de maio de 2009, durante as aulas de Língua Portuguesa na sala da 6º ano, turma A, na E. M. E. F. Angelo Mariano Donadon, desenvolvi as atividades existentes na AAA3 e na TP3 do GESTAR II de Língua Portuguesa que teve a duração de quatro aulas.

Na AAA3, foram desenvolvidas as atividades sobre classificados. Para o planejamento das atividades pesquisei em vários sites da internet a história dos jornais e dos classificados, após essas pesquisas fiz um resumo do conteúdo que seria apresentado para os alunos.

Nas páginas das atividades na AAA3 selecionei as partes que apresentaria escrita e as que trabalharíamos oralmente.

Fiz a divisão seguindo o seguinte esquema:

As perguntas das atividades 1 e 2 referentes aos textos 1 e 2 das páginas 37, 38 e 39 mais as atividades 1 referente ao texto 2 das páginas 40 e 41 foram trabalhadas oralmente junto com a turma. Enquanto os restantes das atividades foram impressas e distribuídas para a turma, que logo após produziram vários classificados.



No primeiro momento apresentei aos alunos o resumo que fiz sobre a história dos jornais e dos classificados e levei vários jornais para os mesmos verem os classificados.


HISTÓRIA DO JORNAL E CLASSIFICADOS

No Brasil, o primeiro jornal a circular foi o Correio Brasiliense, editado por Hipólito José da Costa, impresso em Londres e distribuído na colônia a partir de 1808. Mas o primeiro jornal impresso aqui no Brasil, foi a “Gazeta do Rio de Janeiro” impresso em 1808 era o jornal oficial do governo, e agrupava comunicados do governo brasileiro. A imprensa oficial chega ao Brasil junto com Dom João VI.

CLASSIFICADOS
Nos classificados dos jornais, eram publicados vários tipos de anúncios comerciais, inclusive até comercializavam-se escravos, principalmente do Sul do Estado, onde havia a grande concentração de fazendas escravocratas. Vejam alguns destes anúncios:

Vende-se quatro escravos, sendo duas moças, sadias, diligentes e próprias para qualquer serviço, tanto de casa como de roça, e dois moleques, sendo um pardo de 13 para 14 anos, próprio para pajem, e outro de 16 para 17 anos. Vendem-se ambos, juntos ou separados. Expliquei aos mesmos que nos classificados da época existiam alguns sobre escravos. Estes classificados eram editados, pois, os escravos eram tratados como mercadorias. Muitos alunos fizeram questionamentos em relação ao modo que esses escravos eram tratados e em relação à moeda utilizada na época. Fiz um breve comentário sobre os escravos e as mudanças relacionadas à nossa moeda corrente.


A seguir distribuí a parte escrita das atividades, como veremos a seguir:

Na lousa escrevi a diferença entre classificados comerciais e classificados poéticos, escrevi vários exemplos desses classificados. Fiz uma relação de bens materiais e sentimentais que os alunos poderiam desenvolver seus classificados. A partir daí, lemos os textos “CLASSIFICADOS”, “Anúncio de Zoonal I” e o texto 03 da Roseana Murray.

Através das dicas encontradas nas folhas que continham os textos, os alunos produziram seus classificados. Como mostram as fotos a seguir:



DESCRIÇÃO


No dia 29 iniciamos a aula sobre descrição, conteúdo contido nas páginas 124 e 125 da TP3.

No primeiro momento mostrei a definição de descrição e usei vários exemplos. Dentre os exemplos comecei descrendo um aluno, depois cada aluno descreveu um colega. A partir daí, fiz a distribuição das atividades impressas sobre o tema. Para finalizar cada um fez a descrição da foto mostrada e produziu um pequeno texto narrativo.

Em suma, através das atividades os alunos aprenderam a produzir um classificado, demonstraram ter um leve aprendizado sobre classificados comerciais e classificados literários.

Nas atividades sobre descrição conseguiram descrever seus colegas externamente e também descreveram algumas características pessoais, como: coragem, honestidade, bondade, lealdade e sentimentos que alguns demonstram apesar de alguns terem contato só no ambiente escolar.

Foi uma atividade proveitosa apesar das dificuldades, como: atenção e nas produções textuais, pois a maioria não tem acesso à leitura em casa, os únicos livros que lêem são os da escola e os didáticos.



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